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17/08/2010

Driblando a compulsão

Olá, meninas.

Arrumando minhas coisas encontrei umas anotações antigas, com dicas para ajudar a se sentir saciada e driblar a compulsão. Infelizmente não me recordo exatamente de onde eu tirei, sei que foi da internete e provavelmente em algum site de revista. (Quem souber por favor me informe para que eu faça a devida sitação da fonte).

Aqui vão as dicas:

  1. Coloque pequenas quantiddes de alimento no garfo . Deposite os talheres na borda do prato enquanto mastiga devagar.
  2. Não coloque outro alimento na boca antes de engolir o primeiro bocado.
  3. Saborei o alimento.Quanto mais tempo a comida permanecer em contato com as papilas gustativas, maior a sensação de prazer.
  4. Use os cinco sentidos. sinta o cheiro, o paladar a textura e a temperatura do alimento. Esforce-se para diferenciar os ingredientes.
  5. Faça uma pausa maior a ca da três ou quatro garfadas.Preste atenção na sensaão progressiva de saciedade que vai surgindo, perceba que a fome esta indo embora.
  6. Esqueça a regra de limpar o prato.Só coma enquanto estiver com fome e não porque ainda há comida servida.
  7. Comece sua refeição pela salada, e faça desta etapa da refeição a mais tranquila, aprciando cada garfada, sem pressa de chegar ao prato principal.
Treinamento

  1. Escolha uma fruta de sua preferência e conte quanto tempo você demora para ingerí-la. No dia seguinte tente aumentar esse tempo: use garfo e faca, de uma pausa entre os pedaços, mastigue mais. E vá tentando aumentar o tempo, dia após dia. Quanto mais devagar, menos você vai precisar comer para saciar sua fome .
  2. Este exercício vai ajudá-la a sentir a diferença entre a fome de verdade e a vontade de comer provocada pela ansiedade. Escolha um dia tranquilo para tomar um café da manhã como de costume. Ai, não coma mais nada até que a sensação de fome comece a aparecer (em geral, de cinco a seis horas depois). O estômaga contrai, vem uma leve fraqueza. Então, comece a se alimentar, mastigando cada bocado de vinte a vinte e cinco vezes, bem devagar. Faça pequenas pausas a cada dois minutos.Então preste atenção como a sensação de fome vai sumindo. Isso que é saciedade.
Obs: Isto é só para o treino, o recomendado é comer pequenas porções a cada três ou quatro horas .
 Para complementar de um pulinho no site Comportamento Magro e confira a matéria Perdendo peso sem perder a cabeça.




1 amigas deixaram seu carinho. Comente você também.:

Giovana disse...

Oiii...

Legal essa materia, gostei!!

Vi q entrou num jeans 42, q otimo!!

Bjs!