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29/08/2010

IMPORTANCIA DO ALONGAMENTO


O alongamento é muito importante tanto antes quanto depois dos exercícios. Antes eles preparam os musculos, aquecendo-os, depois dos exercícios eles eliminam a tensão.
Confira a matéria que eu retirei do site vilamulher:

Os alongamentos são especialmente importantes no caso de pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc
No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos.
Efeitos do alongamento:

  • Redução de tensões musculares;
  • Relaxamento;
  • Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumento do arco de maleabilidade;
  • Prevenção de lesões;
  • Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Confira no site da boa forma dicas de alongamento em 5 minutos.


OBS: Lembre-se, quem já pratica academia e ou tem um personal treiner deve continuar com seus exercícios. Quem não pratica atividade física como eu, lembre-se que antes de iniciar qualquer prática de atividade física é importante procurar um médico e fazer uma avaliação.

Bjoks


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2 amigas deixaram seu carinho. Comente você também.:

Srtª Poulain disse...

Alongamento é super importante mesmo, como estou fazendo exercicios em casa mesmo sempre tento me lembrar de fazê-los tanto no começo quanto no fim...
tenha uma semana abençoada
bjs

Dani disse...

Oiiii, eu participo do site vila mulher, você participa?!

Beijos!