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11/09/2010

A vez das frutas


Olá.
Amigas já postei antes sobre a importancia das verduras e dos legumes. Pois bem, agora chegou a vez de falar das frutas, que também desempenham um papel fundamental na nossa laimentação.
De acordo comas informações do site Revista Vigo, os resultados obtidos em uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, o consumo de frutas, hortaliças e verduras é baixo no Brasil. Apenas 17,7% da população brasileira atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de comer cinco porções diárias destes alimentos. A maior regularidade foi encontrada em São Paulo, que apresentou 23% da amostra com esse comportamento, sendo que as mulheres têm mais esse costume (ponto para nós), somos 27% enquantos os homens somam 18 (smigos corram atrás).
Porém, vejam que este  número é baixo e esta longe do ideal. Por isso a meta do desafio desta semana é incluir duas poções de fruta por dia.  
O consumo de frutas, verduras e legumes ajudam a previnir a anemia e outros problemas associados a falta de vitaminas, uma vez que estes alimentos são fontes riquissimas e supersaudáveis destes nutrientes.
Certa vez vi um médico falando em um programa de Tv (infelizmente não lembro queera o médico), que estamos trocando os alimentos por gêneros alimentícios. Procuramos, por vitaminas na farmácia, sucos artificiais enriquecidos e etc, quando na verdade everiamos comer os alimentos fonte destes nutrientes.
Concodo em gênero numero e grau. Um endocrinologista que eu passei me disse quem come alimentos variados nas quantidades recomendadas não necessita de shakes, ou vitaminas e etc.
Por essas e por outras é que os vegetais devem ser a base da nossa alimentação.
No caso da fruta valem também os sucos que são uma delícia. Só não deixe de come-las de vez em quando, pois elas também contém fibras (mas, isso é assunto  para outro post).

Qual o tamanho da porção?
  • A porção diaria de frutas e de aproximadamente 1 fruta fresca ou ¾ xícara (chá) de suco (extraído da polpa)
  • Uma porção equivale a: abacaxi, 1 fatia; ameixa-preta seca, 3 unidades; banana-prata, 1 unidade; caqui, 1 unidade; goiaba, 1/2 unidade; laranja-pêra, 1 unidade; maçã, 1 unidade; mamão papaia, 1/2 unidade; melancia, 2 fatias; salada de frutas (banana, maçã, laranja, mamão), 1/2 xícara de chá; suco de laranja (puro) 1/2 copo; tangerina/mexerica, 1 unidade; e uva, 20 unidades.
ATENÇÃO:
O spost do blog são informativos, estas porções são uma estimativa,   alguns sites recomendam três porções deste alimento, portanto se você quiser saber qual a sua quantidade ideal, procure um nutricionista


Verduras e legumes conforme o post Não Deixe a Salada De Fora.Crus = 1 prato de sobremesa
Cozidos =  1 xicará de chá
Relembrando  no post

Fontes: sites Revista Vigor e Emedix.uol     

Bjoks 

6 amigas deixaram seu carinho. Comente você também.:

Leh disse...

Oi amiga tudo bem?
Obrigada pelo apoio que me da isso me ajuda muito viu e gostei muito de seu post sobre as frutas pois muitos pensam que por ser fruta pode comer a vontade e nos sabemos que nao é bem assim ne.
Lindo fim semana pra voce
beijos

Leh

In Shape - Suellen disse...

Hmmmmmmmm, eu simplesmente AMO frutas! As como com prazer! Minhas preferidas são: melancia, banana, manga palmer, uva sem caroço, pêra, morango, abacaxi e maçã! Beijos e ótimo dinal de semana!

In Shape - Suellen disse...

Hmmmmmmmm, eu simplesmente AMO frutas! As como com prazer! Minhas preferidas são: melancia, banana, manga palmer, uva sem caroço, pêra, morango, abacaxi e maçã! Beijos e ótimo dinal de semana!

Luciana Kotaka disse...

Oi amiga, ótima matéria, nos faz refletir muito. Eu procuro sempre me alimentar bem, sem usar nada artificial, pena que tudo hoje vem com muito agrotóxico e acabamos nos aliemntando mal, mesmo com alimentos que seriam sadios. Bjks

Dani disse...

Oi Val
Desculpa a demora de vira qui tá?

Vim retribuir a visitinha e gostei muito do seu cantinho ;D

Estarei sempre por aqui tb;D

Amo frutas, nãoconsigi ficar um dia sem, fazem bem pra nossa saúde..

Bjinhus

eu vencerei disse...

amei seu blog estarei te seguindo e gostaria que vc tbm...beijinhosss