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09/10/2010

Gordura boa.

Olá
Meninas e meninos.

Hoje vim dar mais um alerta, vou falar das gorduras. Será que elas são mesmo tão más assim, as grandes vilãs da saúde e da coa forma?
Na verdade não é bem assim, nos precisamos de uma certa dose de gordura no organismo, inclusive  para o produção de alguns hormônios, fornecimnto de energia, além do transporte a absorção de algumas vitaminas.

Conhecendo as gorduras.

Triglicérides:
Gordura mais presente em nosso organismo e em nossa dieta, em excesso entope as artérias a desencadeia  doenças cardiovasculares.
Encontra-se: Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote


Saturadas
As gorduraras saturadas apresentam-se em estado sólido em temperatura ambiente, aumentas os níveis de LDL no organismo (colesterol ruim), deposita-se nas artérias e aumenta o risco de problemas cardíacos.
Encontra-se: Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê
Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa
Insaturadas

As gorduras insaturadas estão presentes principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Podendo ser  monoinsaturada e a poliinsaturada, ambas benéficas a saúde. No organismo ajuda a umentar o bom colesterl , o HDL e a diminuir o LDL. Cumprem perfeitamente o papel de produzir energia e absorver vitaminas sem contra indicação, porém não vale abusar pois são calóricas.
Encontra-se: No azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão.

Na classe das gorduras boas também temos o Omega 6, presente em óleos vegetais, sementes e nozes. E o Omega 3, presente em peixes gordurosos, óleos vegetais e nozes.
 Atenção, como eu já disse não vale exagerar, nem mesmo com as boas gorduras, consuma só o necessário, evitando as saturadas e as trans. Na dúvida procure um nutricionista tá.
 Fontes: sites dietaesaude, portalendocrino e copacabanarunners

Bjoks e bom sábado a todos.

7 amigas deixaram seu carinho. Comente você também.:

★$ Naиđ♂ N£яi $★ disse...

É verdade! Não podemos abolir totalmente as gorduras do cardápio. Beijo no coração!!!

Lii Perônica disse...

Ola querida tenha um lindo fds!
Obrigado pelas dicas!
bjos

Lú Pinheiro disse...

Oi amiga...
adorei o post...
tenha um ótimo feriadão...
bj flor

Dani disse...

olá VAN
GOSTEI DO TEXTO ;D
BEM ÚTIL E ESCLARECEDOR

BJINHUS

Lii Perônica disse...

Querida obrigado pelos selinhooooos =D
Beijoooooooos e uma semana abençoada por DEUS!

Alice disse...

olá vim aqui conhecer seu blog, adoro posts informativos, são mt importantes no nosso processo,,,um grande beijoooo

Alice disse...

olá vim aqui conhecer seu blog, adoro posts informativos, são mt importantes no nosso processo,,,um grande beijoooo