RSS

Pesquisar este blog

11/01/2011

Importância do Fracionamento das Refeições

Olá meus queridos e minhas queridas.

Quero agradecer meuito o carinho de vocês. Vocês não imaginam como os comentários que vocês deixam aqui no meu cantinho é importante para mim. Eles me motivam e me fazem querer continuar firme no meu propósito para volta aqui e contar as boas novas. Além disso me sinto encorajada a compartilhar também os truques e as dicas que eu aprendo. Afinal o que é bom é para ser divido né?

Por isso hoje vou falar de um passo básico e que deve ser a base de qualquer reeducação alimentar. O fracionamento das refeições, pois entendendo a sua importancia fica mais fácil seguir a regra.
Fracionar as refeições ajuda na perda de peso porque dá "uma ligada no metabolismo", faz com que ele fique sempre funcionando e assim o organismo não acumula reservas. Quando ficamos um longo periodo de tempo sem nos alimentarmos, por defesa nosso organismo que é muito sábio e muito perfeito passa a funcionar consumindo menos energia e como se não bastasse também armazenar gordura como uma fonte de energia extra, para os periódos em que não comemos.

Veja um trecho da matéria retirada do site RGNUTRI, com as principais vantagens.

  1. Muitos estudos evidenciam que o fracionamento das refeições ao longo do dia, ajuda a reduzir a fome e evitar uma supercompensação nas próximas refeições (Bundell et al, 1997) e apontam uma relação inversa entre peso corporal e adiposidade, e a freqüência alimentar (Metzner et al. 1997, Drummond et al, 1998).
  2. Esses resultados podem indicar que a ausência da realização de diversas refeições ao longo do dia pode aumentar os riscos para desenvolvimento de doenças-crônicas.
  3. Em pacientes diabéticos, o aumento da distribuição das refeições também parece proporcionar alterações metabólicas, como diminuição da glicemia (Jenkins et al, 1992).
  4. Além disso, uma alimentação fracionada pode ajudar a melhorar o comportamento cognitivo e humor, no entanto, a composição nutricional das refeições, junto a outros fatores, pode influenciar na melhoria deste comportamento (Kanarek, 1997).
  5. Drummond et al (1998), mostraram que tanto homens quanto mulheres que fracionaram as refeições ao longo do dia, tenderam a seguir uma alimentação mais equilibrada, com maior consumo de carboidratos e com menor o consumo de gorduras.
  6. Desta maneira, é indicado realizar, entre as grandes refeições, pequenos lanches para que se mantenha um bom funcionamento do organismo através da escolha de alimentos saudáveis e nutritivos, sem aumentar a ingestão calórica total (Farshchi et al, 2004).

Agora e com vocês, MAS LEMBRE-SE, fracionar as refeiçoes e não aumentar a quantidade de refeições.
Ou seja, se seu consumo calórico diario e de 1200 calorias, você deve manter esta quantidade de calorias. 
Veja um exemplo: 
8 horas Café da manhã 
Pão francês
Queijo branco
Uma xícara de leite com café e adoçante.
Uma fruta

Fracione da seguinte forma
8 horas   Café da manhã
Pão francês
Queijo branco
Uma xícara de leite com café e adoçante.

10 horas Lanchinho
Uma fruta.

Confira meu cardápio.


Bjoks

8 amigas deixaram seu carinho. Comente você também.:

Dani disse...

Olá querida!!
Tá certíssima, temos q fracionar o q comemos mesmo..daí nosso metabolismo estará sempre acionado...

bjinhus

Srtª Poulain disse...

realmente essa é uma forma eficaz de perder peso, mais quando bate aquela compulsão esse fracionamento vai pras cucuias rsrsrs mais aprendendo a equilibrar vai longe
abraços

Jadhy disse...

Oi tudo bom??

To passando só pra lembrar que hoje começa a 3ª pesagem do Desafio de Outono. Poste seu peso até dia 17/01/2011. Ok ???

Lembrando que o participante que ficar mais de 2 pesagens consecutivas sem postar a pesagem será excluída do desafio....

Bjuss
http://desafiodasestacoes.blogspot.com/

Luciana Kotaka disse...

Ótima matéria amiga, bem completa. Valeu a poena ler ee relembrar muitos ítens. Bjks

Pri disse...

Oi tudo bom??

To passando só pra lembrar que hoje começa a 4ª pesagem do Desafio de Outono. Poste seu peso até dia 24/01/2011. Ok ???

Lembrando que o participante que ficar mais de 2 pesagens consecutivas sem postar a pesagem será excluída do desafio....

Bjuss
http://desafiodasestacoes.blogspot.com/

Sol disse...

É importante mesmo. Ajudou mto a emagrecer os 14kg nos últimos meses. Comer de 3 em 3 horas me ajudou. Preciso retomar esse hábito urgente.

Bjs

Crislaine Layza ♫ disse...

Oi queridinha como vai voçe , avisando que dei uma cheretada e é fofo seu blog inclusive avisa que tem sorteio lá no meu beijinhos se participa desejo jáááá sorteee viu .http://chikddue.blogspot.com/2011/02/sorteio-aki.html

Emagrecendo disse...

ola van obrigada, seguindo seu blog e te linkando no meu feliz dia internacional da mulher para vc tb
beijokas